quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Diabetes Infantil



O diabetes infantil exige cuidados especiais com a alimentação e impõe hábitos rígidos às crianças para toda vida. Ver uma criança se deliciando com balas, chocolates e sobremesas é um prazer raro para quem tem um filho diabético. A doença surge abruptamente e pode tanto afetar crianças e adolescentes em qualquer idade, é um dos problemas crônicos mais comuns da infância e faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo. E o pior: sem tratamento adequado, pode provocar complicações graves, como perda da visão e amputação de membros.


Diabete Infantil - Sintomas
-Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta.
-Aumento da diurese: como conseqüência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior freqüência ao banheiro.
-Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso.


• O diabetes tipo 1, prevalescente em crianças, é uma doença auto-imune, em que o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina. A falta dessa substância, que quebra as moléculas de açúcar do sangue, pode causar sérias complicações e levar à morte.
• Por isso, a criança diabética precisa receber injeções de insulina diariamente e controlar a entrada de açúcar no corpo, o que exige cuidados com a alimentação.
• Ao contrário do diabetes tipo 2, que ocorre geralmente em adultos obesos, o do tipo 1, que aparece nas crianças, pode afetá-las em qualquer idade. É mais raro em lactentes e mais freqüente em crianças de 5 a 8 anos e nos adolescentes. A dieta da criança diabética, deve seguir os moldes da alimentação saudável em todas as idades. Deve-se fracionar a dieta em 6 refeições, equilibrar as calorias, sem exagero, em proteínas, carboidratos e gorduras, e evitar comer açúcares.

-Muitas vezes a tentação de doce pode estar na própria dispensa da casa e para a criança, fica muito difícil resistir, especialmente se os irmãos, por exemplo, estiverem liberados para o açúcar. A dieta deve ser de toda a família .Mas se outras crianças vão comer guloseimas, utilize as diet ou negocie a aplicação de dose extra de insulina, pondera.


-Na escola é preciso um cuidado todo especial com a lancheira, que deve ter sanduíche natural, frutas, barra de cereal diet e suco diet. A criança precisa resistir à oferta de doces e refrigerantes das cantinas, e a escola precisa dar apoio aos alunos diabéticos.




Fonte: www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_crianca/diabete_infantil.asp, pesquisado no dia 18/09/2009 ás 13:00.

Um comentário:

  1. Concordo !!!!
    Temos q pensar mais nas nossas crianças diabeticas para não cair em tentação.
    Alem de cuidar da alimentação sempre ficar alerta com o controle de glicemia delas.
    Minha prima tomava muita insulina quando não estava sentindo nada,depois ela descobriu q o aparelho q ela usava o accu chek da roche esta dando o indice de glicemia errado ..olha q absurdo!!!!
    Pois vamos cuidar de nossas crianças!!

    ResponderExcluir